Curso de Despachante – Aduaneiro, Veículos, Documentalista, Imobiliario

Função que sempre apresenta muitas vagas no mercado, o despachante pode estar envolvido em muitas áreas e apresentar vários tipos de serviços. Porém, os tipos de despachantes mais conhecidos e requisitados no Brasil hoje em dia são os despachantes aduaneiros e os despachantes documentalistas. E para atuar como um é preciso faze rum curso de despachante.

Podemos descrever um despachante com um funcionário do setor comercial, o qual terá que ter certas tarefas junto à empresa ou cliente. É o despachante que representa seu cliente junto à entidades públicas e privadas, despacha mercadorias, estabelece uma ligação, uma ponte entre a empresa que representa e entidades públicas, lidar com burocracia (é preciso ter experiência nesta área para conseguir atuar como despachante), além de ser um profissional dinâmico e muito ativo.

Curso de Despachante



Curso de Despachante

No Brasil, estamos muito acostumados a ouvir o termo despachante quando estamos falando sobre documentação veicular. Nesta categoria existem 3 tipos de despachantes: O despachante documentalistas, despachante de trânsito e despachante aduaneiro.

Despachante Documentalista

O despachante documentalista é o mais conhecido no Brasil. É aquele que lida com o que diz respeito à documentação de veículo, fazendo uma ponte entre o cliente que solicita seu serviço e as instituições que fiscalizam e autorizam a circulação do documento. Seu serviço é basicamente lidar com a parte burocrática da liberação de determinado documento solicitado pelo cliente.

Despachante de Trânsito

São responsáveis por lidar com toda documentação que envolva o trânsito, seja de objetos móveis e imóveis, solicitando alvarás, licenças e laudos dos mais variados tipos junto aos órgãos e entidades competentes.

Despachante Aduaneiro

É o despachante responsável por lidar com a documentação junto à aduana (alfândega), documentações referentes a circulação de bagagens que vem do exterior, trazida por turistas.

Onde fazer o Curso de Despachante

Como citado anteriormente, para se trabalhar como despachante é necessário ter formação na área, principalmente para quem almeja atuar como despachante aduaneiro. Existem diversas instituições de ensino as quais oferecem cursos para despachante, até mesmo com cursos à distância com certificado e reconhecimento. Conheça algumas opções:

SENAC

Renomada instituição de ensino, diversas unidades do SENAC oferecem o curso de despachante. Com carga horária de 160 horas e material didático próprio oferecido pela instituição, o curso aborda não só a função de despachante aduaneiro, mas também projeta o aluno junto ao mercado em expansão, principalmente com a proximidade da próxima Copa do Mundo e Olímpiadas, a serem realizadas no Brasil. Para se inscrever é preciso ter no mínimo 18 anos e ter ensino médio completo ou estar cursando. Para conhecer valores, visite o curso no link: www.es.senac.br/cursos/adm_negocios/despachante_aduaneiro.html

Ulbra – A Universidade Luterana do Brasil

Oferece esporadicamente cursos de extensão para despachante documentalista e despachante de trânsito. Valores somente são passados via telefone, mas para acompanhar a abertura de turmas, basta checar o site oficial da instituição: www.ulbra.br/extensao

Curso Online

Curso Online de Comércio Exterior – Formação de preço e custos: Objetivo de desenvolver e capacitar que o profissional analise os custos das operações de importação e exportação, reduzindo assim riscos e gerando segurança para as decisões. Faça o curso aqui!


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *